Cruzeiro pelo Oeste Europeu – Lisboa, Barcelona, Marselha, Genova, Málaga e Casablanca

Mais um cruzeiro de família para contar para vocês! Mas dessa vez foi mais perto de onde moro, saiu de Lisboa e passou por Barcelona, Marselha, Gênova, Málaga e Casablanca! Mas não enaltecerei o navio ou a companhia com quem fomos, pois a empresa italiana, cujo nome é composto por 3 letras, foi uma total decepção e não recomendo a ninguém! É aquele tipo serviço que oferece absolutamente o mínimo e quer tirar proveito do cliente em todo o resto, nem sequer água no jantar chic eles servem se não comprarmos uma garrafa por €2,60…

Enfim, apesar da empresa ser uma desilusão, conseguimos dos divertir bastante e conhecer vários lugares e pessoas legais (e também rendeu um pé quebrado)!

E dessa vez, fiz vlogs de onde paramos :D

Lisboa – embarque

Como moramos na cidade do Porto, em Portugal, fazia sentido embarcar em Lisboa mesmo! Pegamos o trem para Lisboa no mesmo dia e já embarcamos, por isso não deu tempo de passear muito pela cidade. Chegamos mais cedo então fomos até Belém para comer os famosos pasteis de Belém (pastel de nata no resto de Portugal) e ver a Torre de Belém, ponto turístico mais fotografado da cidade!

Lisboa tem muito mais a se fazer! Eu nem conheço direito a cidade, mesmo morando tão pertinho… Mas prometo voltar, comhecer Lisboa mais a fundo e roportar para vocês aqui e no meu canal do youtube!

Barcelona

Uma das minhas cidades favoritas! Tem tanta coisa para ver e fazer que as poucas 6 horas que passamos na cidade não foram suficientes para ver nem um quarto do que essa cidade tem para oferecer. Eu e meu irmão, já tínhamos ido para lá, já para meu pai, era a primeira vez. Então decidimos alugar uma bicicleta para dar uma volta gera na cidade. Tanto que eu demorei para postar esse video porque estava com vergonha, pois é só um video fofinho de família, sem muita informação…

Confira um post mais completo sobre Barcelona aqui!

 

Marselha

Sabe aquele rumor que os parisienses são brutos com os turistas?? Bom, isso é parcialmente verdade se você não fala francês, mas como eu consigo me virar vem com a língua, jamais pensei que em Marselha seria tratada tão “mal educadamente”… Mas enfim, a cidade é bonita, lembra muito Malta pois é portuária (dona do 3º maior porto da Europa) e em tons de marron amarelado!

Também é a cidade cuja ilha ao lado (Chateau d’If) aprisionou O Conde de Monte Cristo no conto de Alexandre Dumas. Tem umas prainhas, catedral de Marseille, Cathedral Notre Dame de la Garde, um forte, um edifício da belíssima e ryca Gallerie Lafayette…

Para não falar que todos foram grossos nessa cidade, o motorista do nosso onibus era muito gente boa e alegra. Meu irmão falou em inglês com ele, porém o monsieur estava com dificuldade em se comunicar. Então intervi em francês e ele, aliviado e sorridente, respondeu prontamente. No final do passeio, falei:

– Merci, vous etés très sympatic! (obrigada, o senhor é muito simpático)

– Oooh, ça c’est Marseille :D (oooh , isto é Marseille)

Sorri e acenei, mas na minha cabeça não concordei (lembrando do cara dos sabonetes). Mas foi este senhorzinho que me fez continuar a acreditar na simpatia dos franceses!!

Genova

Sabe aquela cidade que não tem quase nada a ser fazer mas ganham um espacinho em nosso coração? Então…. Genova!

Trocamos ideias sobre a cidade antes de irmos e nos disseram que lá não tem absolutamente nada, e que iamos passar só umas 3 horas fora do navio e querer voltar. Bom, é verdade, a cidade não tem muito a se fazer (ok, tem uns museus, aquario, igrejas…), mas transmite uma vibe tão boa que a gente queria ficar mais lá comendo pizza e tomando vinho um alguma praça.

No entanto, Genova é um bom lugar para se fazer compras! A Via XX Settembre, bem ao centro, tem vaaaarias lojas legais para os mais consumistas! Nem eu sai limpa dessa, comprei um pingentinho para minha pulseira e outras pseudo compras… como podem ver no video haha

 

 

Málaga

Cidade natal de ícones como Pablo Picasso e Antonio Banderas. É uma cidade com uma vibe muito gostosa! O lado ruim de fazer cruzeiros, é que não conhecemos as cidades mais a fundo, só ter uma ideia geral. Tiramos esse dia em Málaga para dar uma passeadinha, fomos andando do porto o centro da cidade, que é uma caminhada bem tranquila. No centro da cidade podemos visitar a Catedral de Málaga (cuja entrada custa 5 euros para adultos e 3 estudantes), o museu e  casa de Pablo Picasso, o Castillo de Gibralfaro que é no ponto mais alto da cidade. Também a praça de Touros, onde tem a arena onde ocorrem as touradas e corridas!

E esse foi o último dia feliz da viagem…. pois logo à noite cai da escada e quebrei meu pé. yeah… just like that. Brincadeira, os dias seguintes também foram bons, aproveitei para ser paparicada! hahah vou falar mais sobre isso no fim desse post!

Casablanca

Casablanca: o destino pelo qual eu estava mais entusiasmada e o que menos aproveitei.

Eu fui no hospital  do navio de manha e o médico disse que era só uma torção, pois ainda não estava muito roxo e só um pouco inchado NO PEITO DO PÉ, que não é nada usual para apenas uma torção… mas ok né, ele que é o médico. Beleza, emprestei muletas e comprei essa bandana de pé (ou sei lá como isso se chama) e fui ~tentar~ visitar um pouco da cidade marroquina. Pegamos um shuttle do navio (que custou 20 euros por pessoa, ai meu corassaum) e seguimos para a famosa Mesquita. Mas depois de um tempinho de passeio, a dor começou a vir mais em peso e resolvi voltar para o Navio de deixar meu pai e irmão passeando.

A cidade é bem grande, e os pontos onde o ônibus parava eram bem distantes, demorou uns 45 min até o navio. Meu pai e irmão estavam sentados na minha frente, assim que eles desceram numa parada, um casal de brasileiros sentou no lugar deles, Célia e Mauro, pessoas muito queridas, e começamos a conversar. Falei que já estava voltando porque machuquei o pé, e adivinha????? Mauro era um ortopedista!!! Mais tarde fui ao quarto deles para ele dar uma olhada no meu pé, que já estava MUITO roxo e mais inchado. Ele já assumiu pela aparência e dor que estava estava com um ossinho partido, mas mesmo assim voltamos para o hospital onde ele pediu um raio x (cujos médicos de lá estavam relutantes), mas conseguimos e dito e feito. Pé quebrado.

Agora uma coisa que achei ridícula: os médicos do navio, mesmo que tivessem concordado em tirar um raio x se eu não tivesse conhecido Mauro, eles não poderiam me dar o diagnóstico pois deve ser mandado a central para análisar. Isso aconteceu num sábado. A central pode demorar um dia útil para responder. Domingo eles estão fechados. Segunda já voltava para Lisboa e para casa. Deixo vocês tirarem suas próprias conclusões acerca disso. O atendimento era terrível. Eles não aceitavam ser contestados, e principalmente as enfermeiras/recepcionista estavam com muita má vontade. Enquanto eu esperava pelos recibos, chegou um senhor francês que precisava de ajuda. Uma das enfermeiras/recepcionista falava francês, mas ela não estava na frente, a outra que era da Sérvia estava, mas não falava francês. O Senhor não falava inglês, então eu o ajudei traduzindo o que ele precisava, mas meu francês não contém vocabulário médico. A enfermeira nem se deu o trabalho de chamar a outra que poderia se comunicar melhor.

 

Bom, e isso foi um pouco da nossa viagem. E nesse cruzeiro conheci muita gente legal, entre portugueses, holandeses, brasileiros, marroquinas… E as amizades que levamos, além das experiências são das melhores coisas de viajar! Uma atenção especial a Célia e ao Mauro que foram tão atenciosos e queridos com uma completa estranha que conheceram por acaso no ônibus, e a Inês, uma garota portuguesa que se parece com a Emma Watson que foi uma ótima companheira (antes e depois do pézinho) e não se importou de ficar empurrando uma cadeira de rodas pelo navio :D

Love,
Sarah

 

 

 

 

 

Comente!

