O que fazer em Creta, Grécia – parte 1

Hellooo! Finalmente chegaram os posts sobre a Grécia!! Fui com a minha família e cadela para Creta, a maior ilha Grega. Nossa casa estava passando por reformas então íamos ter que ficar fora por um tempo mais prolongado, então ficamos 15 dias lá. Alugamos um carro e fizemos toda ilha com ele! Ficamos em três cidades, em Agia Pelagia, Chania e Heraklion (que é a capital, mas foi só por uma noite).

Selecionei os lugares que achei mais legais para contar aqui. Mas como há muita coisa linda lá, tive que dividir esse post em dois. Então vamos lá pra parte 1, mais redirecionada as praias!

1- Gramvousa – Balos

PARAÍSO! Não há possibilidade de ir pra Creta e não conhecer Balos e Gramvousa! Nós fizemos um tour com a agencia Kyriakakis em Chania, custou por volta dos 40 euros por pessoa e inclui o transporte (ida e volta) de ônibus até Kissamos, onde pegamos o barco para Gramvousa, que é uma ilha, e depois Balos, na ponta da peninsula. Há um restaurante no barco e um café em Balos. Eu recomendo levar um lanchinho só, e almoçar no barco.

Também recomendo ir explorar. Gramvousa tem as ruínas de Castelo construído no século XVI, e como é lá em cima da ilha, a vista maravilhooooooosa! Subir de chinelo não é uma ideia muito boa, pois o caminho é por pedras. Mas eu subi de chinelo mesmo porque não tinha outra opção, mas fui com cuidado (ainda mais pra quem tem uma facilidade pra torcer o tornozelo…)

Em Balos ha aquela praia lindíssima com águas azuladas e cristalinas. O barco fica mais tempo parado em Balos, portanto podemos curtir mais o local. Há uma trilha pra seguir e subir um pouco para ter uma visão mais panorâmica. Eu infelizmente não subi até o final (por motivos de: eu estava andando descalço porque perdi um chinelo e tropecei/chutei numa pedra que resultou em uma unha quase saindo do dedo), mas fomos até uma parte mais acima onde podemos ter uma vista linda! E com o tempo que restou, aproveitamos para nadar, explorar mais a ilha e tomar sol.

P.S.: cuidado com o vento e chapéus, pois o vento levou o meu do navio pra água :/

Gramvousa

IMG_3111Balos
IMG_3211

2- Samaria Gorge

Eu sou louca por esportes. Então quando descobri esse hike de 16km pela Garganta de Samaria fiquei doida pra ir! Nessa aventura fomos só eu e o Andrey, meu irmão, demoramos um pouco menos de 4 horas para fazer esses 16km + 1km até a praia. O tempo médio que as pessoas demoram para completar o percurso é entre 5 e 6 horas. Mas como eu e meu irmão andamos rápido, fizemos em menos tempo. E sim, com varias paragens pra fotos e lanchinhos.

Também pegamos esse pacote com a agencia Kyriakakis, que inclui o transporte de ônibus (passou perto do meu hotel as 5:30 da manha), ticket para entrar na Garganta, barco para ir de uma cidade para outra, e o transporte de volta pro hotel!

Há pessoas de todas as idades fazendo o trajeto. Por mais que você não goste muito de esportes, pode ir caminhando bem tranquilamente porque a vista é linda o caminho inteiro, e  por mais que a quantidade de quilómetros assuste, nem parece ser tanto de tão gostoso que é!

Como muitos das caminhadas são por pedra, há de se tomar cuidado! Eu sou meio atrapalhada, acabei virando meu pé 3 vezes, sendo que uma foi feio. Mas como sou prevenida, levei uma tornozelera!

IMG_3265_2IMG_3266_2

3- Agia Pelagia

Essa foi uma das cidades em que ficamos. Foram 6 dias em Agia Pelagia, uma cidade bem pequenininha no sul da ilha e tem uma das praia mais gostosas que já fui! Ficamos no Hotel Scala, pertinho da praia. Não tem nada pra fazer na cidade além de praia, restaurante e comprar souvenirs. É bem pra relaxar mesmo. IMG_4378IMG_4485IMG_4471



4- Elafonisi

Água cristalina, mansa e quentinha. Melhor praia da vida! Minha mãe que não gosta de entrar na água entrou e ficou um tempão. Chega-se lá de carro. É perto de Chania, uma das cidades principais. Há alguns poucos hotéis bem perto dessa praia, próxima vez que for pra Creta, quero ficar hospedada pelo menos 2 dias num deles!
IMG_5185IMG_5213IMG_5592

5- Vai Beach

Outra prainha. Essa descobrimos por acaso. Estávamos indo de carro para um dos extremos da ilha e acabamos entrando no caminho pra essa praia! Gostamos tanto que ficamos lá para almoçar e dar uma nadinha!

IMG_3693

Ta vendo essa ilhazinha do lado direito da foto? Eu e o meu irmão fomos nadando até lá e são só rochas, nada mais. A nadada até lá com snorkels vendo os peixes é mais divertida que a chegada! hahahaIMG_2733

Então é isso! Esse post foi sobre as praias e Samaria, na parte 2 vai ser mais sobre algumas cidades e passeios, stay tunned!

Legal saber: ευχαριστώ (Efxaristo) – Obrigada

Love,
Sarah

3 comentários sobre “O que fazer em Creta, Grécia – parte 1

Comente!

